28 junho 2010

A importância da soja na alimentação


Conhecida por seu alto valor protéico, a soja é um grão do qual muito se ouve falar. Nos últimos anos, a leguminosa, antes mais consumida no Oriente, tem estado em evidência no Brasil.

A soja, que pertence à família do feijão, da lentilha e da ervilha, traz muitos benefícios se acrescentada na alimentação diária. Rica em isoflavona ou isoflavonóides, essas substâncias ajudam bastante na fase da pré-menopausa, equilibrando a atividade hormonal do estrógeno no organismo.

O alimento também tem função antioxidante, auxiliando na redução de taxas do LDL, ou seja, do colesterol ruim.

A soja é rica em proteínas, gordura, fibras e algumas vitaminas e minerais. A composição do grão é de 40% proteína, 20% lipídeos, 5% minerais e 35% carboidratos. Em cada 100 gramas, encontramos 230 mg de cálcio, 580 mg de fósforo, 9,4 mg de ferro, 1 mg de sódio, 1.900 mg de potássio, 220 mgde magnésio, 0,1 mg de cobre.


Benefícios da Soja

- Previne doenças cardiovasculares
- Previne a osteoporose
- Previne o câncer de mama, próstata e tireóide
- Diminui o Colesterol
- Auxilia os sintomas da menopausa
- Aumento da densidade óssea
- Acelera a recuperação muscular
- Ajuda a controlar o peso

A soja tem como principais fontes as: proteínas de alta qualidade, minerais como ferro, fósforo, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B.

Com certeza a soja não pode faltar na sua alimentação, pelos vários benefícios que este grão traz a nossa saúde.

Um comentário:

  1. Parabéns pela ideia da loja. Só não ter que ir até Rio Grande comprar já estaria ótimo, mas o preços de vcs são ainda melhores, hehehe. E blog ficou d+, adorei as dicas e receitas. Vo tah sempre por aqui

    ResponderExcluir