01 julho 2010

Farelo de Arroz

O arroz faz parte da alimentação de mais da metade da população mundial. Na China, há registros de que o alimento é cultivado desde o ano 27 a.C. No Oriente, é símbolo de vida e fertilidade.

Atualmente, utilizamos o arroz polido (arroz branco) -produto resultante do beneficiamento do arroz integral. O grande problema é que durante o processo o arroz perde o gérmen e as camadas externas, e com elas parte de seu valor nutritivo.

O farelo de arroz é um produto do beneficiamento e consiste no subproduto do polimento do arroz descascado para produzir arroz branco.

É rico em nutrientes e minerais: vitamina E, vitamina B6, Niacina, Ácido pantotênico, Riboflavina, Tiamina, Folato, Magnésio, Manganês, Zinco, Cobre, Potássio e Ferro. Além disso, é rico em fibras, importantes para o bom funcionamento intestinal e para a prevenção do câncer de intestino.

Benefícios do Farelo de Arroz

É um excelente alimento funcional. Isso quer dizer que além de nutrir o organismo, ele ainda ajuda na prevenção de algumas doenças crônicodegenerativas, como:
- Colesterol Alto;
- Alguns tipos de cancêr
- Diabetes
- Prisão de ventre
- Cárie dental
- Deficiência de vitamina B1 (beribéri)
- atua na eliminação de metais pesados, como o chumbo.


A quantidade recomendada diariamente para a obtenção dos benefícios está em torno de 60g, quantidade equivalente a quatro colheres de sopa do produto. O farelo pode ser acrescentado em vários pratos, como no bolinho de carne, feijão, tortas e pães, já que seu sabor não é acentuado.

Alimentação saudável é uma ação que
merece a atenção de todos nós.
Resulta em melhores condições de saúde,
maior capacidade de aprender e de trabalhar e
melhor desenvolvimento físico e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário