15 junho 2010

Anis Estrelado

Fruto de um arbusto da família das magnoliáceas, o anis-estrelado é uma especiaria facilmente reconhecida graças à sua forma semelhante ao de uma estrela de oito pontas. Em cada ponta encontra-se uma semente oval de cor escura. O aroma e o sabor são semelhantes ao da semente da erva-doce, porém é mais forte. A razão é simples: o óleo essencial das duas especiarias é o mesmo.


O anis-estrelado (Illicium verum) também conhecida como badiana e badiana-de-cheiro é nativo do sul da China e do Vietnã, foi levado para a Europa, no século 19, por Lord Cavendish, um navegador inglês. No começo ele foi usado nas ratoeiras para atrair ratos, daí o seu nome Illicium, que em latim significa isca ou lure em inglês. Depois passou a ser adicionado na água de cozimento de frutos-do-mar, como forma de evitar o envenenamento por esses alimentos.

Os maiores produtores de anis-estrelado são a China, a Jamaica e as Filipinas. Mas o uso é no mundo. No Vietnã é tempero de sopas à base de carne.Já os chineses empregam o anis-estrelado em preparações picantes de pato e carne de porco. Ou, ainda, para aromatizar o café e para realçar o sabor do chá. No Ocidente, o uso mais comum é na aromatização de licores, como o Anisete (tipo de licor francês) e o Absinto.

Para manter o sabor e o aroma do anis é preciso acondicioná-lo em recipientes hermeticamente fechados ou em sacos plásticos próprios para alimentos.

Benefícios do anis estrelado

O anis-estrelado é usado na medicina natural como antisséptico, antiespasmódico, estimulante e para auxiliar na digestão. Ou simplesmente no combate ao cansaço ou por puro prazer. Vale ressaltar que não há comprovação destas indicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário